quinta-feira, 23 de julho de 2015

Jornada Pedagógica da Educação Infantil - Dia 21/07 - Manhã

O Pedagógico de Tudo e de Todos pelos Olhos das Crianças

O programa despertou um debate interessante sobre a experiência das crianças em seu dia-a-dia. Percebemos, portanto, a criança como um indivíduo ativo, que de acordo com a sua realidade física e emocional aprende e ensina.
Através do debate foi possível relacionar a experiência e vivência do Tintim com a realidade da creche. Entendemos a necessidade de reconhecer a criança enquanto sujeito dotado de habilidades e necessidades.
As crianças com que convivemos são carentes, de comunidades próximas. Embora pequenas ainda, têm muito a compartilhar com as vivências que adquirem através do ambiente em que vivem.
Aproveitando o conhecimento dessas vivências, formamos estratégias para estimular as crianças no seu desenvolvimento, através da sua curiosidade, ajudando a explorar o mundo ao redor e possibilitando a ela novas experiências.
Procuramos aprender diariamente com as crianças, observando suas falas e seus movimentos, buscando respeitar a sua individualidade e suas necessidades, dentro das possibilidades oferecidas no ambiente de trabalho.
Apesar de a creche ter as suas rotinas estabelecidas, devemos respeitar o tempo de cada criança individualmente, pois cada pequeno tem seu próprio ritmo e o momento certo para seu desenvolvimento.
Com certeza, o caminho é mais importante para cada criança do que a chegada, pois através da caminhada a criança explora o ambiente, adquire conhecimento e consequentemente favorece o seu desenvolvimento.

Organizar o espaço conforme o interesse das crianças é muito importante, pois todo o planejamento de trabalho é voltado para ela, que é o centro das atividades. Por este motivo, os espaços devem ser voltados para o interesse e as necessidades das crianças.













Nenhum comentário:

Postar um comentário