O Pedagógico de Tudo e de Todos pelos Olhos das Crianças
O programa despertou um debate interessante sobre a
experiência das crianças em seu dia-a-dia. Percebemos, portanto, a criança como
um indivíduo ativo, que de acordo com a sua realidade física e emocional
aprende e ensina.
Através do debate foi possível relacionar a experiência e
vivência do Tintim com a realidade da creche. Entendemos a necessidade de
reconhecer a criança enquanto sujeito dotado de habilidades e necessidades.
As crianças com que convivemos são carentes, de comunidades
próximas. Embora pequenas ainda, têm muito a compartilhar com as vivências que
adquirem através do ambiente em que vivem.
Aproveitando o conhecimento dessas vivências, formamos
estratégias para estimular as crianças no seu desenvolvimento, através da sua
curiosidade, ajudando a explorar o mundo ao redor e possibilitando a ela novas
experiências.
Procuramos aprender diariamente com as crianças, observando
suas falas e seus movimentos, buscando respeitar a sua individualidade e suas
necessidades, dentro das possibilidades oferecidas no ambiente de trabalho.
Apesar de a creche ter as suas rotinas estabelecidas,
devemos respeitar o tempo de cada criança individualmente, pois cada pequeno
tem seu próprio ritmo e o momento certo para seu desenvolvimento.
Com certeza, o caminho é mais importante para cada criança
do que a chegada, pois através da caminhada a criança explora o ambiente,
adquire conhecimento e consequentemente favorece o seu desenvolvimento.
Organizar o espaço conforme o interesse das crianças é muito
importante, pois todo o planejamento de trabalho é voltado para ela, que é o
centro das atividades. Por este motivo, os espaços devem ser voltados para o
interesse e as necessidades das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário