O Pedagógico de Tudo e de Todos na Diversidade
As crianças são sujeitos ativos que em suas relações com o
outro e o mundo constroem e desconstroem conceitos. Nesse processo de
aprendizagem é fundamental que a Unidade Escolar e seus profissionais reconheçam
e valorizem a individualidade e as diferenças.
Durante a rotina da creche é importante proporcionar a
igualdade de direitos e deveres em todos os momentos. Sendo assim, independente
de etnia, cor, tamanho, todos precisam ter a oportunidade de vivenciar o
lúdico, escolhendo qual o personagem deseja ser. Permitir que as crianças
escolham, possibilita o desenvolvimento do raciocínio crítico, pois faz-se
necessário esperar sua vez, identificar qual personagem ainda tem disponível e
etc.
Valorizar as diferenças também exige possibilitar que as
crianças se sintam representadas em seus pertences, brinquedos e brincadeiras.
Para isso, procuramos disponibilizar bonecas (os), livros, revistas de
diferentes características.
Representação de um personagem
“Quero ser como um recém-nascido, não saber nada,
absolutamente nada da Europa [...] ser quase um primitivo.” (Klee)
“Aos doze anos, pintava como um adulto... e necessitei de toda uma vida para pintar como uma criança.” (Pablo Picasso)
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